Como usar o Feedburner como newsletter sem gastar um tostão

by daniduc on agosto 24, 2012

Eu já dei 5 dicas de como obter mais assinates pro seu blog, e a maior delas é: ofereça pro pessoal receber seu conteúdo por email!

O Feedburner oferece a possibilidade (como expliquei no artigo sobre assinantes) de as pessoas receberem seus posts por email, e uma lista de emails é uma ferramenta poderosa de comunicação.

A importância de uma lista de emails

Esses assinantes são as pessoas interessadas o suficiente em você pra te confiar  o email delas. São a sua linha de frente, os primeiros a amplificar sua mensagem, os primeiros a reagir aos seus projetos.

Por exemplo, quando você lança um ebook, eles serão os primeiros a comprar e os primeiros a divulgar. Quando você publica um post, são os mais propensos a reagir.

E dá pra fazer muito mais do que entregar seus posts pra essa lista. Você pode fazer uma newsletter, com novidades exclusivas, ofertas especiais pros seus assinantes e mais um monte de coisas que não necessariamente são um post pro seu blog.

E agora?

Softwares de lista de emails

Existem softwares de Newsletters, especializados nisso, muito mais poderosos que o feedburner, cuja proposta é apenas distribuir seus posts. Dois exemplos famosos são a Aweber e o Mail Chimp.

Mas eles custam dinheiro (bem, o Mails Chimp apenas depois dos 500 assinantes), e o Feedburner é de graça. Mas tem uma grande desvantagem.

Pra que o Feedburner entregue seu email, é preciso publicar um post no blog. Como eu disse, nem sempre isso é interessante.

Mas tem um truque…

Usando o Feedburner pra improvisar uma newsletter

Você precisa estar usando o WordPress.org pra esse truque funcionar. Isto é, deve estar rodando o WordPress em seu próprio servidor, com poderes totais de instalar plugins.

1. Instale o ACE: Primeiro, instale o plugin Advanced Category Excluder (ACE). Sim, eu sei que o WordPress avisa que o plugin não é atualizado há dois anos, mas ele continua funcionando xuxuzinho na versão 3.4.1 do WordPress.

2. Crie a categoria da sua newsletter: Agora crie uma categoria “Exclusivo”, ou “Newsletters”ou o que você quiser chamar. O nome da categoria não é importante. Escolha um que faça sentido pra você.

3. Configure o ACE: Vá até a página de configuração da ACE , seção de categorias (ACE >> Categories) e note que há diversas colunas, representando seções do seu site. Tique a categoria Exclusivo criada no ítem anterior nas seguintes colunas: Archive, Home, Search, Pages. Não tique nas colunas RSS e RSS Comments. Clique em Doit!

4. Escreva sua newsletter: adicione um novo post e o escreva como você escreveria um email pros seus leitores. Não esqueça de colocar a categoria “Exclusivo” nele! Quando você publicar, o post não irá pra home do seu blog, ficará “escondido”. Mas como o post irá pro RSS Feed, o feedburner irá identificar o post e mandar por email pros seus assinantes!

Conversando com os leitores

Você pode agora fazer promoções pros seus assinantes, dar informações exclusivas, manter um diálogo direto com o seu público mais interessado.

É claro que esse arranjo tem diversas limitações. O ideal seria usar software específico pra newsletter. Mas se o seu blog ainda não pode arcar com a infra completa de um software de newsletter, talvez essa seja uma alternativa interessante.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: