Será que seu blog está correndo risco de ser banido pelo Google (e você nem sabia)?

by daniduc on março 8, 2012

Seguinte, verifica uma coisa pra mim: entra no seu Google Analytics e veja quantos porcento dos seus visitantes te acham por uma busca no Google?

Eu não sei quanto é, mas sou capaz de apostar que é um número alto. Bem alto. Agora imagina se essa galera toda simplesmente deixasse de te achar.

Tenso.

O problema é que muita gente ignora que o Google tem uma série de diretrizes que devem ser seguidas — e pode punir quem não segue com exclusão parcial ou total do índice deles. E aí, você fica invisível no Google. A questão é:

Você sabe quais são as diretrizes do Google para os webmasters?

Se não sabe, como que dá pra ter certeza de que você não está fazendo algo que eles não gostam e punem com exclusão?

Então, primeira coisa, recomendo dar uma lida nas Diretrizes para Webmasters. Papo sério, leia oa menos uma vez. Não é comprido nem complexo, eles fizeram bem pé no chão, fácil de seguir. E em geral é coisa de bom senso.

Mas pode ter coisas que você nem sabia que era errado e está fazendo. Por exemplo…

O Google proíbe venda, compra e troca de links: por quê?

Links são coisas valiosas na Internet.

Os links que você recebe contam pro seu posicionamento nos resultados de busca no Google. Isto é, se o Viaje na Viagem (VnV), um dos blogs mais respeitados na área de viagens, te dá um link, não apenas você irá receber o tráfego das pessoas que acessam o VnV e clicam, mas também o Google irá ver o link do VnV e pensar:

“Opa, o VnV é um site respeitado, que recebe link de um montão de gente, e está indicando esse outro blog… esse blog deve ter moral” [*traduzido de pensamento de robô]

E aí você passa a ter moral no Google, que te põe mais no alto nos resultados das buscas pra palavra chave que o VnV usou pra te linkar.

Sabendo disso, logicamente que uma galera pensa:

“Hmmm, ter links é bom. Mas obter links é difícil, demora, tem de escrever conteúdo bão que as pessoas queiram linkar. Eu tenho um negócio, quero sair bem no Google logo, em vez de ficar aí um ano, um ano e meio escrevendo coisa boa até as pessoas começarem a me recomendar. Já sei! E se eu der uma grana pra um monte de blogueiro colocar link pra mim? Isso seria certamente mais rápido e mais fácil.”

Entende? Os caras não querem o tráfego que vem através dos cliques nos blogs. Eles querem o tráfego que vem do Google quando as pessoas buscam pela palavra chave que ele escolheu. Essa busca vai retornar o negócio dele porque um monte de blog linka pra esse negócio usando essa palavra chave! Afinal, ele pagou, certo?

Errado.

O Google ativamente caça quem compra e vende link

O Google, malandrinho, sabe disso. E contrata pessoas muito espertas pra escrever robôs que detectam e chutam fora do index dele quem faz isso. Claro, os robôs não pegam todo mundo (ainda). Mas o Google têm uma página que aceita denúncias.

Yeah, quem compra e vende link está arriscando ser descadastrado do Google não só automaticamente, mas também baseado em uma denúncia.

Agora vem outra parte importante:

O Google também não curte troca de links

Ah, veja, não tô falando de você linkar pro VnV e um dia o VnV linkar pra você. O Google sabe o que é uma comunidade. Não é por aí.

Tô falando das incessantes propostas de “parceria” que a gente recebe de blogs que você nem sabia que existia propondo “coça minhas costas que eu coço as suas e nós dois nos damos bem no Google”.

Se você faz isso regularmente, eventualmente será notado pelo Google e aí os robozinhos ficam muito decepcionados com você e… catapluft você pra fora do index deles.

Na página de contato do Ducs Amsterdam eu ponho grande, em vermelho, negrito: NÃO FAÇO TROCA DE LINKS.

Primeiro porque eu acredito que link se merece e se recebe, mas não se pede (bem, pode por um pedido no seu blog: tô falando de sair mandando contato pedindo link pra outros blogueiros). Segundo, pelo exato motivo que expliquei aqui: o Google não gosta (e acho que ele tem a razão dele).

Mas calma, pode por link pro seu anunciante e seus programas de afiliados

Então, vender link é feio, mas não um anúncio um link pago, no fundo?

É, mas o google não tem problemas com isso; ele tem problema com link pago disfarçado de link normal!

Então, basta dizer pro Google não seguir aquele link. Como fazer isso?

Inclua no link o atributo rel=”nofollow”. Assim:

<a href=”http://www.seuafiliadoqualquer.com.xy” rel=”nofollow”>Compre britadeiras em Marte aqui</a>

Esse atributo não irá promover o link nos resultados da busca do Google. Todos ficam felizes. A não ser que…

OPS! Eu vendi links no meu blog (era jovem e precisava do dinheiro) e agora fui banido! Que faço?!

Calma, não é o fim do mundo. Ou pelo menos, não permanentemente. Se você tomou punição do Google, primeiro passo: veja o motivo.

Se você vendeu link, remova os links!

Depois de remover os links (e qualquer outra parte que ofenda as diretrizes do Google), peça uma reavaliação do seu blog.

E aguarde. Paciente…mente…

Mas o melhor é não se meter nessa encrenca em primeiro lugar. Então vai lá, e revise seu blog pra ver se está tudo nos conformes e os robozinhos estão felizes a blipar no seu blog.

Jodrian Freitas março 8, 2012 às 6:33 pm

Claramente explicado Ducs. Não conhecia todos esses detalhes e vejo como é importante estar atento às “regras do jogo”

marina março 17, 2012 às 1:42 pm

Oi Ducs. E quando a gente costuma colocar links nos posts sobre o que estamos falando (nada vendido, so para ajudar o leitor mesmo), corre risco de o google achar que aquilo eh vendido e punir?? Voces evitam colocar links em posts?

daniduc março 17, 2012 às 1:50 pm

Não Marina, esse link natural é a base da Internet. Pode colocar sem medo. O problema é só quando você aceita pagamento pra colocar links, e mesmo assim sem usar o rel=”nofollow”.

Guilherme - Viajando com Eles julho 27, 2012 às 3:19 pm

Ducs,

Devo deixar todos os links naturais sem o “nofollow” ou somente aqueles para os quais quero passar juice??

Obrigado

daniduc julho 27, 2012 às 3:27 pm

Guilherme, é questão de opinião/política. Tem gente que prega o Page rank sculpting, modelar o Page Rank usando o nofollow. Em geral eu dou o link sem nofollow quando e natural, mas ponho em páginas “burocráticas”, estilo “política de comentário”, “disclaimer” etc. Link externo pra outros blogs sempre são quentes, sem nofollow. abraço

marina março 17, 2012 às 2:02 pm

Obrigada!! 🙂

Melissa julho 28, 2012 às 3:32 am

como eu entro no meu Google Analytics ?

daniduc setembro 5, 2012 às 9:27 am

Vá em http://www.google.com/analytics/ e cliqe em Sign in.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: