5 dicas pra aumentar o número de comentários no seu blog

by daniduc on julho 6, 2012

Comentários são a alma de um blog, representam a sua comunidade. E um blog sem comunidade é um blog morto.

Mas às vezes você fica lá, vendo os acessos passando pelo sue blog e indo embora sem nem dizer “oi”… Daí finalmente, finalmente! o WordPress te avisa de um novo comentário, você vai lá, todo animado e…

“Ótimo post… filhão!”

Poxa… será que tem algum jeito de estimular as pessoas a entrarem na conversa contigo? Bueno, aqui vão 5 dicas (e prometo que nenhuma delas é “responda a todos os comentários”. Mesmo porque, né, se o problema é justamente não ter comentários pra responder…)

1. Se você quer respostas, faça perguntas

É óbvio, mas funciona. Escuta, é a quase a mesma coisa do que na vida real: o melhor jeito de iniciar uma conversa é perguntando algo e ouvindo o que a pessoa tem a dizer.

2.Não seja doutrinador, abra pra outras opiniões

Tudo bem ser assertivo, mas use um tom de conversa — e as pessoas vão querer conversar também. Se você adotar um tom de discurso doutrinador, de discurso único, absoluto, aquele estilo de “estou pregando pras massas ignaras”, as pessoas se intimidam de entrar na conversa. Mesmo porque, pelo jeito não é bem uma conversa que você quer…

3. Abra espaço para as dicas e contribuições do leitor

Não esgote todas as possibilidades do assunto. Deixe coisas de fora de propósito. Isso tem duas vantagens: seu artigo fica mais conciso, mais impactante, mais sólido (e, em geral, menos chato e mais legível), e o seu leitor tem estímulo pra contribuir com outros aspectos do assunto.

4. Discorde das pessoas, mas seja amistoso

Todo mundo fala que é pra responder os comentários, mas veja como: se você é amistoso e convidativo você vai ter mais comentários do que se você for seco, agressivo, burocrático. Crie um ambiente agradável pras pessoas, mesmo quando há discordâncias e críticas.

5. Tenha uma posição clara

Não fique em cima do muro tentando agradar a todos. Fale o que pensa sobre o assunto e verá que as pessoas farão o mesmo, a favor e contra. Se ficar naquele nhé-nhé-nhé, pode ser iso mas aquilo, quem sabe, nheco, as pessoas mais provavelmente irão bocejar e passar do que entrar no papo. Agora, se você dá sua opinião de maneira clara, pode-se discordar ou concordar, mas certamente dá mais vontade de fazer o mesmo.

Mas ATENÇÃO: veja a dica 2: mantenha um tom de conversação, sem doutrinar, sem discurso único: abra pra que as pessoas também dêem suas opiniões.

 

mIGUEL julho 6, 2012 às 5:11 pm

Pra mim funcionou colocar os comments do facebooks embutido, além do nativo do wordpress.

daniduc julho 6, 2012 às 5:16 pm

Eu tenho sentimentos ambíguos sobre isso… — por um lado comentários do Facebook realmente parecem auemntar a participação — é fácil, prático e, hey, quem nào gosta de likes?. Por outro, eu fico meio desconfortável com deixar o conteúdo no controle do FB, em vez de no meu próprio blog…

selma fernandes março 19, 2013 às 5:06 pm

Oi Dani, eu to aqui, aperndendo a blogar!! Sempre me afastei de redes sociais, e agora to vendo q este sera meu futuro..
Comecei , mesmo a trabalhar no meu blog ha menos de uma semana.. E to curtindo muito.. Mas como sou bem leiga mesmo no assunto, e estou aprendendo tudo sozinha fucando..sei q ainda vai demorar pra ter mais comments. Mas adorei suas tips, e ja irei escrever diferente das proximas vz..
VALEU MESMO.
bj
selma

Mailyan abril 14, 2013 às 10:58 pm

Olha só, não tinha pensado nisso… Mas, nisso o que? Ativar comentarios do Face?

Não… O que eu não tinha parado para pensar é em desativa-los! Eu estava pensando em clocar, pois tinha a mesma opinião do Miguel (é mais fácil e pá, já está logado, etc).

Mas não tinha me passado pela cabeça sobre a falta de controle que irei ter.

Abraço! <o/

Comments on this entry are closed.

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: