Como ilustrar seus artigos gratuitamente (sem roubar o trabalho de ninguém!)

by daniduc on março 28, 2011

Uma das técnicas para diminuir a taxa de rejeição em seus artigos de blog é ilustrá-los com ao menos uma imagem.

Blogs é uma mídia muito visual, e a apresentação de seu artigo importa. Nesse quesito, blogs estão muito mais próximos de revistas do que de livros. Bloco de texto é aceitável em um livro, mas em um blog quase sempre resulta em uma grande taxa de rejeição.

Mas e se eu não tenho uma foto minha pra ilustrar meu artigo? Posso ir no Google Images e pegar qualquer uma?

Não. Toda foto é o trabalho de alguém. O Google Images apenas indexa as fotos e permite realizar buscas, da mesma maneira que o Google faz isso para páginas web.

Quando você pega a foto direto do Images e coloca no seu artigo, sem dar crédito, sem saber se o autor permitia o uso ou não, bem, você está roubando o trabalho de alguém. Da mesma forma que seria se uma revista pegasse o seu artigo de blog, que você escreveu, e publicasse sem pedir sua autorização, sem saber se você deixa e sem te dar crédito.

E vamos concordar que se a revista colocasse no campo de autor, em vez do seu nome, algo como “Artigo do Google”, não ia melhorar a situação, né?

Se não souber a licença, não use

Alguns autores permitem a livre reprodução de suas imagens, pedindo apenas o crédito. Outros, não. Alguns permitem uso não comercial. Algumas poucas imagens estão mesmo em domínio público.

A questão é, você tem de saber qual é a licença de uma imagem antes de usá-la. Procure no site. Se não estiver escrito, ou não estiver claro, pergunte. Se não souber, não use.

Ilustrar artigos legalmente

Existem sites de venda de fotos. As fotos são “stock”, ou seja, de banco de imagens. Não são caras, custando poucos dolares cada. Veja o iStockPhoto, por exemplo.

Embora investir em seu site seja essencial, eu prometi “gratuita” no título do artigo.

Ok, lá vamos. Cê conhece a Creative Commons? É um sistema de Licenciamento de propriedade intelectual bem famoso nos tempos da Internet.

Leia a FAQ deles em português.

De qualquer maneira: muitas licenças da Cretive Commons permitem que se use o trabalho criativo de maneira gratuita. Dependendo da licença escolhida, há certas restrições (uso não comercial, por exemplo, ou proibição de modificar a obra) É claro que dar o crédito do autor é essencial, mesmo que não se pague pelo uso — e não dar o crédito é quebra de licença.

Muitos fotógrafos licenciam suas fotos com a Creative Commons e permitem o uso de suas imagens. Tudo o que você precisa fazer é achar fotos que estejam licenciadas pela Creative Commons. Como? Simples.

Flickr e busca por fotos.

Você manja o Flickr, né? Provavelmente sim. Bom, o Flickr tem uma ferramenta de busca avançada de fotos.

Na busca avançada, você pode especificar que tipo de licença a foto deve ter. Vai lá, é o último critério, “Creative Commons”. Clique em “only search within Creative Commons-licensed content” (ou o equivalente a isso em português).

No campo “Search for”você põe o que está procurando. Digamos, pessoas jogando capoeira.

Achei uma que eu gostei. E tem a licença livre, exigindo apenas o crédito do autor. Sweet.

Capoeira

Foto por Daniel Zanini H., Licença Creative Commons Attribution 2.0

Google Images

O Google images também permite que se filtre os resultados de busca através de licença.

No Google Imagens, clique em “pesquisa avançada”. Depois ache o menu drop down e mude “não são filtrados por licença” e altere pra “marcadas pra reutilização”.

Lutadores de capoeira

Foto de carf, Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0

Fabíola março 28, 2011 às 12:11 pm

Mto legal Daniel!
Foi bom pra abrir meus olhos tb pq tenho uma foto no meu blog da mochila cargueira que comprei ano passado e a foto na verdade é da Curtlo e não minha.
Vou já já lá colocar os créditos.
Foi um roubo inconsciente gente!
Perdão!
hehe

daniduc março 28, 2011 às 12:46 pm

Oi Fabi. Realmente é comum a gente não pensar nisso, e fazer sem intenção. Justamente por isso resolvi dar a dica e fico feliz de saber que o artigo ajudou! Bjs.

Adilson março 28, 2011 às 8:16 pm

Valeu Daniduc, como sempre uma cartão na manga.
Até agora suas dicas estão sendo the best !!!!!
A pergunta clássica vem agora devo alteras todas as minhas fotos inserir até agora no site, ou somente as próximas?

daniduc março 29, 2011 às 10:26 am

Fala Adilson! Bem, cara, o ideal é claro ter todas as imagens corretamente licenciadas — dá pra ir fazendo de pouquinho.

Grande abraço

cleo maio 28, 2011 às 12:20 am

Oi, Dani. Tudo bem? Comecei meu blog e stou quebrando a cabeça um pouco. Um dos motivos são as fotos e direitos autorais. Descobri o commons wikimedia e consegui uma foto onde o autor deixa para o domínio público. Ainda assim, tenho de dar o crédito para o fotografo obrigatoriamente? Preciso dar credito ao commons wikimedia também? As fotos que são creative commons precisam de créditos? Quais?Que sites de fotos free vc indicaria??

Obrigada!!!

José Luiz junho 9, 2011 às 1:51 am

Olá Dani, td bom?

Sabe que esse assunto de Creative Commons sempre me deixou com uma dúvida:

Quando eu subo uma foto no flickr, eu especifico a licença… mas eu também posso alterar a qualquer momento essa licença… por exemplo, quem me garante que amanhã o dono da foto da capoeira não irá editar a licença da foto no flickr para não permitir o uso de terceiros??

Abraço!

daniduc junho 23, 2011 às 3:34 pm

Oi José Luiz

Essa na real é uma FAQ da Creative Commons. Está respondida aqui: http://wiki.creativecommons.org/Frequently_Asked_Questions

“What if I change my mind?
Creative Commons licenses are non-revocable. This means that you cannot stop someone, who has obtained your work under a Creative Commons license, from using the work according to that license. You can stop distributing your work under a Creative Commons license at any time you wish; but this will not withdraw any copies of your work that already exist under a Creative Commons license from circulation”

Ou seja, o cara pode mudar de idéia e parar de distribuir a foto, mas ele não pode revogar a licença das fotos que já foram distribuidas.

Abraço

Nana janeiro 23, 2012 às 11:48 pm

Olá , parabens pela orientação.
Nana

Jefferson Luís Moreira março 8, 2013 às 7:54 pm

Olá DANIDUC,

Boa, útil e muito importante a publicação. Tenho hoje conteúdos publicados por mim copiados em outros sites sem nenhuma autorização e muitos nem mesmo mencionam a autoria. O que é desagradável e deselegante.

Parabéns por contribuir e orientar a boas práticas.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: