Como fazer com que seus artigos de blog sejam lidos: manchetes

by daniduc on abril 11, 2011

Você não poderá ter um blog de sucesso se seus artigos não forem lidos. E a primeira parte de ser efetivamente lido, está na na fronteira do seu blog: a manchete (título do post ou “head line”).

Headlines – manchetes – título do post

Como eu disse, a manchete é a interface entre seu blog e o mundo exterior. O título do seu artigo é que irá aparecer na página de resultados Google (junto com a meta description, então é legal cuidar disso também — mas fica pra outro artigo).

E não só isso: mesmo entre os seus assinantes, convencer as pessoas a receberem suas atualizações é só o começo. Fazê-las ler os artigos novos é um desafio.

No leitor de feeds, como Google Reader, cada artigo não lido aparece como uma manchete em negrito. Você tem, em um Google Reader aberto, milhares de artigos esperando pra serem lidos e cada um deles está competindo pela atenção do leitor.

A leitura na Internet é truncada, a oferta é imensa, os leitores se acostumaram a bater o olho em algo e decidir em segundos entre “ler” e “depois eu leio”. Depois eu leio significa nunca.

E pra competir com os outros milhares, cada artigo só tem alguns caracteres pra chamar a leitura.

Um título tem de informar o que será encontrado dentro do artigo, mas de maneira estimulante.

Evite trocadilhos espertinhos e referências obscuras ou qualquer coisa que o leitor só entenderá depois de ler seu texto!

Porque o trabalho da manchete é atrair o leitor pro texto. Se a manchete só faz sentido depois do texto, ela falhou em seu intento primordial.

Uma manchete obscura irá passar batida por uma pessoa que exatamente tem a pergunta que o artigo responde.

Fazer uma manchete com uma alusão obscura é como escrever uma redação fora do tema! Você estará falhando no formato e intento. Se a FUVEST te pede uma carta, e você escreve um ensaio, não importa o quão genial seja seu ensaio – ainda é zero.

Isso não quer dizer que a manchete tenha de ser sem graça, puramente descritiva. Fazer uma manchete legal que cumpra seu propósito é todo um desafio em si. Como escrever qualquer bom texto.

Então, não é pra encarar que se está “sacrificando” um título legal “em troca de audiência”. O propósito de uma manchete, seu motivo de existir é obter audiência e fazer isso com um título inteligente é fazer um título legal!

Uma manchete mal pensada separa o público alvo de seu conteúdo

Um exemplo de como uma manchete feita sem considerar esses pontos pode afastar o público alvo do artigo. Veja a seguinte manchete:

Putchiiiiim…

Sobre o que é? Eu te digo que é retirada de um artigo de blog de culinária. É uma receita de… pudim!

Putchiiim, aparentemente, era como uma pessoa pronunciava “pudim” em uma propaganda. O problema é que você só sabe disso depois de ler o artigo. O que nunca será feito por alguém que precisa de uma receita deliciosa de pudim de baunilha, que é o propósito principal deste artigo. Eu leio essa manche e penso “saúde!” e não em pudim de baunilha. E, procurando no Google por uma receita de pudim, irei pra outro artigo.

Lembrem-se, porém, que a manchete é apenas o primeiro passo pra termos nossos artigos lidos. É a interface entre o mundo (Google Reader, Google, Link no twitter, FaceBook) e o artigo.

Mas o próprio artigo tem de ser apresentado em um determinado formato, o que abordarei no futuro.

Como escrever uma boa manchete: links

Existem muitos artigos na Internet sobre como escrever boas manchetes. Eu gosto dos artigos que estão no Copyblogger (comece aqui: http://www.copyblogger.com/magnetic-headlines/ Sim, está em inglês — e o “copy” do nome do blog nada tem que ver com “cópia”. Vem de copywriting, um tipo de escrita de texto com o objetivo de vender ou promover algo.)

Esse artigo sobre como leitores se comportam na Internet também é interessante e, acredito eu, bem relevante.

Emanuel Júlio maio 5, 2011 às 1:19 pm

O Blog parou?

daniduc junho 7, 2011 às 3:01 pm

Oi Emanuel. Bem, ele parou por um tempo — o nascimento de minha filha e um cálculo renal acabaram forçando uma pausa. Mas acabei de retomar, com artigos novo. Espero que a próxima pausa seja só no nascimento do segundo bebê, daqui a alguns anos 😉 hehe

Um abraço e obrigado pelo interesse.

hiago maio 5, 2011 às 1:39 pm

escrevasi no meu blog hbpcriarumblog.com vai lar.

HOFMANN julho 2, 2011 às 2:59 am

Olá!
Comecei a escrever em um blog recentemente e me deparei com essa questão de como conseguir audiência (fora os amigos). Acho que tudo o que expôs é pertinente e certamente há uma lista de outros fatores que influenciam na popularidade de um blog, como, por exemplo, a apresentação de conteúdo pertinente e de boa qualidade para seu público em especial. Me despeço para navegar atrás de novas dicas!

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